sexta-feira, 25 de julho de 2008

"JUÍZOS DE VALOR"

MEUS CAROS AMIGOS,

TENHO LIDO COM ENTUSIASMO A COLABORAÇÃO QUE DIÁRIAMENTE SE REVELA NO BLOGUE.

A FALTA DE TEMPO E UMA AUSÊNCIA DO PAÍS IMPEDIU UMA PARTICIPAÇÃO MAIS ACTIVA.

NÃO TENHO FEITO NOVAS LEITURAS,MAS TENHO RELIDO E ANOTADO ALGUNS APONTAMENTOS DE ESCRITORES QUE NÃO DEIXAM DE ME SURPREENDER.

DAÍ RESULTA O ESCRITO QUE SE SEGUE.

EU GOSTO DE MIGUEL TORGA.DA LEITURA DO SEU "DIÁRIO" (16 VOLUMES),RECOLHI O QUE PENSAVA ELE DOS NOSSOS HOMENS DE LETRAS.VEJAMOS:

A MODERNIDADE

M.M.B .BOCAGE,«UM PRÉ-ROMANTICO INCONFORMISTA.NEM AGOSTINHO DE MACEDO JAMAIS O CONSEGUIU BELISCAR.QUERIAM FERI-LO MORTALMENTE MAS ATIRAVAM SETAS ERVADAS A UM ALVO ERRADO.A UMA CARCASSA QUE TAMBEM SE CHAMAVA ASSIM.O BOCAGE VERDADEIRO SÓ SE TORNOU VISÍVEL DEPOIS DO MARTÍRIO DESSE POBRE SÓSIA.QUANDO ,PRECISAMENTE,JÁ BOCAGE NÃO ERA....»(IV;IX;XI)

JÚLIO DINIS, «APESAR DE CONVENCIONAL,POUCOS COMO ELE SOUBERAM ATÉ HOJE ENCHER A MINHA ALMA DE PAZ E TERNURA»(I;V)

CAMILO CASTELO BRANCO, É O ESCRITOR A SEGUIR A CAMÕES,POR QUEM MIGUEL TORGA NUTRE UMA AFEIÇÃO ESPECIAL,TANTAS SÃO AS VEZES QUE SE LHE REFERE.
«O GRANDE HOMEM DE SEIDE LEVA A DIANTEIRA A EÇA DE QUEIROZ».«É DIFÍCIL A UMA NAÇÃO QUE DESCONHECE OU DESPREZA OS SEUS GRANDES HOMENS EM VIDA,HONRAR-LHES A MEMÓRIA E ESTE DESGRAÇADO CAMILO NEM NA MORTE TEVE DESCANSO».
«COMO NÃO HÃO-DE SER AZEDOS E AMARGOS OS LIVROS DE CAMILO!AS PAIXÕES NEGRAS TÊM AS SUAS CAUSAS.CAMILO ATOLA OS PÉS NO BARRO QUE MOLDA».(I;II;IV;V;VI;IX;XIV;XVI)

M.J.PINHEIRO CHAGAS,O AUTOR DE"POEMA DA MOCIDADE" SAI ESFRANGALHADO DA PENA SIBILINA DO EÇA»(IX)

ANTERO DE QUENTAL O LÍDER DA GERAÇÃO DE 70 «É O PENSADOR-POETA,QUE SÓ MEIA DÚZIA DE LUNÁTICOS LÊ E MEDITA. PENSADOR SEM ORIGINALIDADE E FRACO POETA,FOI,CONTUDO, UM DOS MAIS CONSCIENTES,CAPAZ DE VIVER O NOSSO DESEPERO E DE LHE DAR O HABITUAL E TRÁGICO REMÉDIO»(I;II)

J.M. EÇA DE QUEIROZ, « SE POR UM LADO,FOI CAPAZ DE ARRANCAR DESTA TERRA UM TAL ROMANCE(O CRIME DO PADRE AMARO),POIS PARECE OBRA DE UM DEUS,POR OUTRO,AS PERSONAGENS MARCANTES DA SUA OBRA NÃO ULTRAPASSAM O ANEDÓTICO E O TRIVIAL....» «O MAIS PÚDICO DOS NOSSOS ARTISTAS FALHOU AO DESCREVER O CAMPO QUE NÃO CALCORREOU.AQUI ESTOU ESTOU,NUMA DILIGENTE INVESTIGAÇÃO:APURAR SE A PAISAGEM LITERÁRIA DE "A CIDADE E AS SERRAS" COINCIDE COM A VERDADEIRA.E ,CLARO,NÃO COINCIDE .A ALMA DO LIVRO NÃO CABE NO CORPO DA GEOGRAFIA». »EÇA TEM A CONSCIÊNCIA DAS NOSSAS LIMITAÇÕES,UTILIZANDO A LÍNGUA COMO POUCOS.COM ELE COMO COM GARRETT,A LÍNGUA LEVOU UM ESTICÃO»(I;II;IV;V;VI;VII;X;XIV)

J.J.CESÁRIO VERDE,«ARTISTA DIGNO DESSE NOME PORQUE NÃO FICOU ALHEIO À DOR E À INJUSTIÇA» TORGA LAMENTA-LHE,E A ANTÓNIO NOBRE,O FACTO DE TEREM SIDO CEIFADOS NA FLOR DA VIDA:«QUE MARAVILHAS PODERIAM JUNTAR ÀS MARAVILHAS QUE REALIZARAM».(III;V;X)

A.M.GUERRA JUNQUEIRO,« O POLÍTICO QUE ,ALÉM DO MAIS ,CONTRIBUIU PARA A ABOLIÇÃO DA PENA DE MORTE EM PORTUGAL,O POETA ,TANTO DA "VELHICE DO PADRE ETERNO" COMO DE "OS SIMPLES"...TEM UMA IMPORTÃNCIA LITERÁRIA INDISCUTÍVEL....SIMPLESMENTE A POESIA VERDADEIRA É OUTRA.É POETA DE TERCEIRAS»(IV;V;X)

FLORBELA A. C. ESPANCA,MIGUEL TORGA DEDICA À CÉLEBRE POETISA DE VILA VIÇOSA UM POEMA QUE FEZ EM ITÁLIA,LAMENTANDO A SUA MORTE LONGE DUMA PAISAGEM COMO A QUE LHE É DADO PRESENCIAR:

«NÃO ME QUERES ,NEM TE QUERO,SONHO VERDE,
MAR DE SORRENTO,ALHEIO À MINHA VOZ!
MAR DO "CONTO DE FADAS" DA FLORBELA,
QUE SE MATOU NA FOZ,
LONGE DESTA AGUARELA»(V)

FERNANDO A.N. PESSOA,NO DIA DA MORTE DE FERNANDO PESSOA,TORGA ESCREVEU:« FUI CHORAR COM OS PINHEIROS E COM AS FRAGAS A MORTE DO NOSSO MAIOR POETA DE HOJE,QUE PORTUGAL VIU PASSAR NUM CAIXÃO PARA A ETERNIDADE SEM AO MENOS PERGUNTAR QUEM ERA». «NINGUEM ANTES TINHA REALIZADO O MILAGRE DE CRIAR DE RAIZ UM PORTUGAL FEITO DE VERSOS»...A RESPEITO DO "MAR PORTUGUÊS" QUE UM DIA OUVIU RECITADO POR UMA JOVEM DE MOSCOVO DIZ TORGA:«GOSTEI DE OUVIR AQUELE OCEANO DA NOSSA SENTIMENTALIDADE AVENTUREIRA...TIVE A IMPRESSÃO MOMENTÂNEA DE QUE HUMANAMENTE ÉRAMOS O SOL DA TERRA,E,POETICAMENTE,A SUPERPOTÊNCIA DO MUNDO».(I;V;VI;XI;XII;XIV;XV)

J.J.T.TEIXEIRA DE PASCOAES,«POETA DO SAUDOSISMO QUE NÃO ENTENDEU A TRANSFORMAÇÃO MODERNA DA POESIA,INCAPAZ DUMA VISÃO RENOVADA DOS MITOS QUE CANTOU»(IV;VI;XII)

J.S.ALMADA NEGREIROS,«ALMADA NEGREIROS FAZ PARTE DA FALANGE GLORIOSA DOS HOMENS DO PRINCÍPIO DO SÉCULO QUE,POR TODA ESTA CREPUSCULAR EUROPA,ESCANCARARAM AS PORTAS PESADAS E TRANCADAS DAS ARTES ,DAS LETRAS E DO PENSAMENTO»(XVI).


ESTAVA LONGE DOS PROPÓSITOS DE MIGUEL TORGA FAZER DO SEU "DIÁRIO " UMA HISTÓRIA DA LITERATURA.NÃO SAO PORTANTO DE ESTRANHAR MUITAS AUSÊNCIAS.TUDO LEVA ACRER QUE SEGUIU O CRITÉRIO DE NÃO SE PRONUNCIAR SOBRE ESCRITORES VIVOS.

PODEMOS ESTAR OU NÃO DE ACORDO,MAS A VERDADE É QUE TORGA VEM APENAS ENGROSSAR A CORRENTE CAUDALOSA DOS MUITOS QUE ,A PARTIR DA "GERAÇÃO DE 70",SE TÊM DE BRUÇADO SOBRE O QUE FOMOS E SOMOS.

FERNANDO PESSOA TEVE A CONSCIÊNCIA DO SEU GÉNIO E SOBREVALORIZOU-O. E MIGUEL TORGA? MUITO MAIS HUMILDE DO QUE PESSOA ,É ELE PRÓPRIO QUEM DÁ A RESPOSTA:«MEUS MAGROS E TRISTES VERSOS.».«É PRECISO DAR UMA VOLTA A ESTA MINHA POESIA OU DESANDA TUDO NUMA CHORADEIRA DE FUNERAL».«A DEPURAÇÃO LÍRICA QUE TENTEI NÃO BASTOU,COMO SE VIU».(III;VIII;IX)

TERMINO COM UM DESABAFO DE MIGUEL TORGA:
«ACABADA A PUBLICAÇÃO DE CADA VOLUME DE "DIÁRIO",VEM-ME UM TAL NOJO POR ESTAS NOTAS,QUE FICO DIAS INCAPACITADO DE ESCREVER.PORQUE SÃO DEPOIMENTOS À QUEIMA ROUPA,SEM NENHUMA PERSPECTIVA,REACÇÕES DIRECTAS,EM BRUTO,PARECEM-ME PEDRADAS IRRESPONSÁVEIS ATIRADAS ÀS VIDRAÇAS DO TEMPO.PODE SALVÁ-LAS ,EVIDENTEMENTE,A PRÓPRIA SINCERIDADE QUE HÁ NAS ATITUDES IRREFLECTIDAS,APAIXONADAS ,DE AFOGADILHO....MAS A VERDADEIRA LITERATURA É FEITA À POSTERIORI»
«....O"DIÁRIO" NÃO É UMA CRÓNICA DOS MEUS DIAS,MAS A PARÁBOLA DELES»(VII;XI)

COM UM ABRAÇO AOS "JUIZES DO VALOR"





1 comentário:

JOSÉ FANHA disse...

Caro Carlos,

Estou fascinado por este encontro de vozes e olhos e referências e...

A sua transcrição do Torga lembrou-me uma frase de um livro recentemente lido de um colombiano chamado Santiago Gamboa que dizia que:
“… cada escritor forja a sua tradição e a sua própria teoria do que deve ser um escritor…”

(in, “A síndrome de Ulisses”)

Acho que é isso que faz o Torga e que faz, e muito, o Lobo Antunes, e que julgo que farão muitos escritores para se inserirem numa determinada família que é apenas a sua.

Um grande abraço,

JFanha